Controle da Dor

Entender o mapa da dor

O que antigamente tínhamos como um espetåculo teatral, mudou e agora temos a hipnose como um estado neurológico especial. O cérebro foca a atenção no assunto sugerido pelo terapeuta, sem dar importùncia para as outras informaçÔes registadas naquele momento.

Assim, tudo continua a nĂŁo passar de uma ilusĂŁo. Mas, com uma enorme diferença: o cĂ©rebro Ă© que Ă© iludido, sentindo e vivenciando de fato o que o terapeuta sugere.  Atualmente, Ă© possĂ­vel atĂ© ver o cĂ©rebro a ser “enganado”.

Os equipamentos de analise cerebrais tais como TermografiaÂź, TomografiaÂź RessonĂąncia MagnĂ©ticaÂź, tĂȘm permitido um melhor conhecimento dos fatos que estĂŁo em volta deste fenĂłmeno, como a obtenção de imagens do funcionamento do cĂ©rebro nessas condiçÔes particulares.

Comprovou-se através do uso de EEG (Electro Encéfalo Grama) que durante o transe hipnótico, o cérebro passa a ignorar os sinais enviados pelo sistema límbico que controla as sensaçÔes de dor, medo, fome e prazer.

O processo

Tipos de dor que se podem tratar com recurso Ă  hipnose

A analgesia hipnĂłtica funciona para todo e qualquer tipo de dor.

Algumas dores, incluindo as crĂłnicas e de grande intensidade, aliviam-se desde o inĂ­cio dos trabalhos com hipnose e auto-hipnose.

O mais comum é que se nota uma mudança positiva logo nas primeiras sessÔes.

Algumas pessoas experimentam o alívio de forma imediata. Outras sentem os resultados positivos depois de vårias horas após a primeira seção.

O sucesso depende muito das pessoas, origem, tempo e causas da dor, disciplina no treino e até a capacidade mas acima de tudo da formação e especialização do terapeuta / hipnoterapeuta.

Quando se afirma que a dor pode diminuir e atĂ© eliminar-se atravĂ©s da hipnose, refere-se tanto a dor aguda como dor crĂłnica. Existe uma numerosa quantidade de estudos cientĂ­ficos que revelam a eficiĂȘncia da hipnose na dor.

Numa dessas investigaçÔesÂč estudaram-se participantes 993 que apresentavam dores de variadas Ă­ndoles, tanto dor aguda como dor crĂłnica (oncolĂłgico, enxaquecas, fibromialgia, dor lombar, pĂ©lvica…).  Os resultados indicaram que a hipnose aliviou a dor nem 75% dos sujeitos.

O Templo da Mente, instituteÂź, tĂȘm o terapeuta especializado no tratamento e controle da dor. A sua formação aprofundou  com o estudo e formação no Mapa da DorÂź, criada e desenvolvida por DrÂș Rodrigo Rizzo,  que ainda hoje continua a apresentar estudos cientĂ­ficos e pĂłs graduaçÔes nas universidades mais conceituadas da AustrĂĄlia.

Conheça a dor que impede de ter uma vida sem sofrimento. Recorra à nossa clínica para obter o Diagnóstico qualificado.

Âč ReferĂȘncia BibliogrĂĄfica_ (Montgomery GH, DuHamel KN, Redd WH,  A Metanalysis of hypnoyically induced analgesia How effective is Hypnosis.  Int J  Clin Expl  Hypn 2000; 48: 138-53)

“Pergunte a si: Esta preparado para deixar ir embora, o que o faz sofrer? _by Hipócrates.”