A Constelação Sistémica Familiar é um método terapêutico desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Basicamente, a metodologia consiste em estudar as emoções que nós acumulamos dos nossos familiares.
A ideia é entender como esses fatores nos influenciam diariamente em vários aspectos.
Bert Hellinger procurava entender como a energia do nosso núcleo familiar pode influenciar as nossas decisões.
Assim, o psicoterapeuta procurou algumas formas de reverter emoções, pensamentos e comportamentos que as pessoas herdaram das suas famílias e que os influenciam negativamente.
Durante a sua vida, Bert Hellinger lidou com inúmeros casos, onde as experiências mostraram que a influência familiar é determinante para a nossa saúde emocional e podem prejudicar o nosso bem-estar, os nossos relacionamentos e o nosso desempenho profissional.
Para resumir, toda e qualquer herança familiar, como por exemplo, doenças, perdas de entes queridos, zangas de família, separações, entre outros fatores podem ser determinantes para agregar aspectos negativos nas nossas vidas.
E isso pode atrapalhar o nosso processo de desenvolvimento.
Muitas pessoas acham que são influenciadas pelos pais, por traços genéticos. Por outras palavras, já ao nascer herdamos certos sentimentos e comportamentos familiares.
Porém, as Constelação Sistémica Familiar mostram que o nosso comportamento é moldado pela família, mas porque vivemos até certa idade dentro de um sistema de crenças e hábitos.
E é, de acordo com o que aprendemos que nos comportamos com outras pessoas fora do nosso núcleo familiar.
A nossa relação com a nossa família é capaz de nos influenciar positivamente e negativamente em várias áreas da vida.
Por isso, métodos como a Constelação Sistémica Familiar são muito importantes para que possamos compreender a fundo, quais saõ as influências que trouxemos das nossas famílias ou ancestrais.
A Constelação Sistémica Familiar pode apresentar-se de diversas formas:
As Constelações Sistémicas Familiares, trabalham em áreas, muito importantes:
Relacionamentos saudáveis: Passa a lidar melhor com os aspectos familiares, ajuda a lidar melhor com relacionamentos, sejam eles de qualquer cunho, pessoal, profissional ou amoroso. Podemos desenvolver a inteligência emocional e a empatia, fatores essenciais para relacionamentos saudáveis, ajuda a acabar com bloqueios e traumas que atrapalham a comunicação com os outros.