PNL

O que Ă©?

A (PNL) – Programação NeurolinguĂ­stica nasceu nos anos 70, na California – EUA resultado as preocupaçÔes de Richard Bandler, especialista em, matemĂĄtica computadores e psicologia em colaboração no John Grinder, professor de LinguĂ­stica.

A pergunta bĂĄsica dos criadores da PNL era: “qual Ă© a diferença entre os que tĂȘm ĂȘxito e os que nĂŁo tĂȘm?”

O P de Programação, termo do mundo dos computadores, refere-se aos programas mentais que consciente e inconscientemente nós mesmos criamos e que são responsåveis pela forma como agimos.

N, abreviatura para Neuro, que quer dizer tudo o que pensĂĄmos, sentimos e fazemos Ă© um produto do que acontece no nosso sistema nervoso.

L, refere-se à Linguagem verbal e não verbal, ao código que organiza e då sentido às nossas sensaçÔes neurológicas. A maneira como agimos é directamente dependente dos nossos programas. As boas noticias: Os nossos programas mentais são transformåveis!

A PNL possui técnicas excepcionais ao nível dos filtros, ao nível da transformação de convicçÔes, restruturação das recordaçÔes, reenquadramento total da vida que permitem transformaçÔes pessoais a níveis muito mais radicais.

Aspectos

Falar da PNL é falar de aspectos da PNL. Na PNL hå diversas abordagens possíveis. A PNL é todas estas abordagens mas, às vezes, é dado um acento especial a uma abordagem em particular. Eis as principais abordagens:

  • Estudo da estrutura da experiĂȘncia subjectiva, quer dizer, estudo dos principais processos pelos quais pensamos o que pensamos, sentimos o que sentimos e agimos como agimos. Nesta abordagem estĂĄ central a descoberta dos processos inconscientes que formam a totalidade das nossas sensaçÔes, pensamentos e acçÔes;

  • Modelagem da excelĂȘncia humana, parte do princĂ­pio de que o que alguĂ©m Ă© capaz de realizar de forma excepcional, cada um de nĂłs Ă© capaz de fazĂȘ-lo, desde que esteja disposto a empregar a mesma estratĂ©gia mental e fĂ­sica. Nesta abordagem a PNL concentra-se na construção de modelos copiados de pessoas excepcionais na realização seja do que for, desde acordar todos os dias bem disposto atĂ© Ă  estratĂ©gia de santos e genialidade. 

  • Tecnologia de comunicação connosco e com os outros, concentra-se nos processos de como construĂ­mos para nĂłs mesmos as mensagens de sucesso ou fracasso, de esperança ou desespero; de como nos interpretamos o mundo e de como reagimos aos outros.

  • Atitude na vida, resume-se numa tomada de posição: tomar lugar Ă  frente no autocarro da vida, atrĂĄs do volante, ou ir atrĂĄs onde as massas se apinham, ao sabor da vontade dos outros e culpando os outros de todos os mal-estares da nossa mĂĄ posição. Em PNL chamamos a isto, estar do lado da Causa ou do lado do Efeito.

  • Colecção de tĂ©cnicas para transformação pessoal, significa, encontrar o todo o processo que conduz a uma congruĂȘncia cada vez maior entre todas as partes do Ser, agir a partir das fontes mais profundas da existĂȘncia, crescer.

“Não aprenda PNL! Use e ensine PNL todos os dias.”