Psicologia Holística

As suas aplicações

A terapia psicológica conhecida como  Psicologia Holística fundamenta-se na integração do corpo, da alma e da mente para o indivíduo como um todo para alcançar o objetivo do crescimento pessoal.

A Psicologia Holística é um tipo de terapia que se engloba na corrente humanista, a qual contempla as emoções,  e os transtornos a partir da união do corpo, do espírito e da mente,  implementando assim, um conceito evolutivo na pessoa. 

A Psicologia Holística teve origem termo holística,  que faz referência à filosofia que se baseia num sistema que não entende a soma das partes de um todo. Essa visão extrapolou para outras área, tais como a educação ou psicologia. A concentração da Psicologia Holística é o estudo das emoções  que geram problemas às pessoas, alterações do modo de vida.

Esta terapia psicológica tem como objetivo integrar o corpo, alma e mente. Os corpos das pessoas são afectados pelos pensamentos e pelas emoções que vivem e, por esta razão, é necessário aprender a entender e a  conhecer. Assim, a gestão dos problemas ou conflitos será más resolutiva, acedendo ao inconsciente e integrando-o com a  a consciência plena. 

Aplicações

A Psicologia Holística é usada quando se considera que há diferentes factores que trabalham e interagem entre sí, este conjunto afecta o comportamento e o estado emocional do paciente. O conceito de evolução pessoal é muito importante no uso desta terapia, e que para abordar os problemas emocionais incrementa ferramentas orientadas para que o paciente assuma as responsabilidades que ocupam a sua vida, e que assim seja mais interventivo em todos estes conceitos.

Esta terapia é das mais procuradas e usadas quando se trata de encontrar o a origem do problema, e a qual incorpora muitos factores e isso aumenta a probabilidade de sucesso. As intervenções nesta terapia caracterizam-se pelo aumento de tempo despendido na analise e na evolução, o que se traduz consequentemente numa alteração de bem estar no paciente.

Ao considerar o paciente de una forma integral, abordam-se muitos dos aspectos que influenciam a forma que este se sente a nivel mental, social e físico. Assim, alcançamos una perspectiva completa sobre o paciente e o seu estado.

Um dos problemas mais comuns tratados com esta terapia é gestão da culpa e respeito a outras pessoas. 

Este pacientes não se responsabilizam pelos seus actos o não têm a consciência de que por sí mesmas podem tomar decisões nos seus conflitos, trazendo para si mesma a responsabilidade.

Este tipo de terapia permite libertar esta consciência para que o paciente alcance o seu bem estar, conquistando o crescimento pessoal e avance no seu processo evolutivo.

Os  profissionais de Psicologia Holística ao usarem esta terapia, tratam os seus pacientes de uma perspectiva contextual, resgatando a personalidade e a identidade dos seus pacientes.

Ao fazer a  união do corpo, do espirito e da mente,  consegue que os problemas possam emergir e que assim o paciente consiga identifica-los para assim os poder enfrentar.

A relação com o terapeuta e o estado do paciente serão determinantes no processo terapêutico, tanto para alcançar o seu bem estar como para marcar o ritmo de recuperação.

“Integração do Corpo, da Alma e da Mente para obter a soma das partes de um todo.”