PNL

O que é?

A (PNL) – Programação Neurolinguística nasceu nos anos 70, na California – EUA resultado as preocupações de Richard Bandler, especialista em, matemática computadores e psicologia em colaboração no John Grinder, professor de Linguística.

A pergunta básica dos criadores da PNL era: “qual é a diferença entre os que têm êxito e os que não têm?”

O P de Programação, termo do mundo dos computadores, refere-se aos programas mentais que consciente e inconscientemente nós mesmos criamos e que são responsáveis pela forma como agimos.

N, abreviatura para Neuro, que quer dizer tudo o que pensámos, sentimos e fazemos é um produto do que acontece no nosso sistema nervoso.

L, refere-se à Linguagem verbal e não verbal, ao código que organiza e dá sentido às nossas sensações neurológicas. A maneira como agimos é directamente dependente dos nossos programas. As boas noticias: Os nossos programas mentais são transformáveis!

A PNL possui técnicas excepcionais ao nível dos filtros, ao nível da transformação de convicções, restruturação das recordações, reenquadramento total da vida que permitem transformações pessoais a níveis muito mais radicais.

Aspectos

Falar da PNL é falar de aspectos da PNL. Na PNL há diversas abordagens possíveis. A PNL é todas estas abordagens mas, às vezes, é dado um acento especial a uma abordagem em particular. Eis as principais abordagens:

  • Estudo da estrutura da experiência subjectiva, quer dizer, estudo dos principais processos pelos quais pensamos o que pensamos, sentimos o que sentimos e agimos como agimos. Nesta abordagem está central a descoberta dos processos inconscientes que formam a totalidade das nossas sensações, pensamentos e acções;

  • Modelagem da excelência humana, parte do princípio de que o que alguém é capaz de realizar de forma excepcional, cada um de nós é capaz de fazê-lo, desde que esteja disposto a empregar a mesma estratégia mental e física. Nesta abordagem a PNL concentra-se na construção de modelos copiados de pessoas excepcionais na realização seja do que for, desde acordar todos os dias bem disposto até à estratégia de santos e genialidade. 

  • Tecnologia de comunicação connosco e com os outros, concentra-se nos processos de como construímos para nós mesmos as mensagens de sucesso ou fracasso, de esperança ou desespero; de como nos interpretamos o mundo e de como reagimos aos outros.

  • Atitude na vida, resume-se numa tomada de posição: tomar lugar à frente no autocarro da vida, atrás do volante, ou ir atrás onde as massas se apinham, ao sabor da vontade dos outros e culpando os outros de todos os mal-estares da nossa má posição. Em PNL chamamos a isto, estar do lado da Causa ou do lado do Efeito.

  • Colecção de técnicas para transformação pessoal, significa, encontrar o todo o processo que conduz a uma congruência cada vez maior entre todas as partes do Ser, agir a partir das fontes mais profundas da existência, crescer.

“Não aprenda PNL! Use e ensine PNL todos os dias.”